INDÚSTRIA

AUTORIZAÇÃO DE OPERAÇÃO

Autorização de operação é o ato administrativo pelo qual a CNEN autoriza a instalação radiativa a iniciar as atividades na prática de seu interesse. Vale ressaltar que a autorização de opração é pré-requisito no processo de solicitação de compra e/ou importação de material radioativo.

Oferecemos assessoria no processo de licenciamento e solicitação de autorização de operação perante a CNEN para instalações industriais que pretendem fazer uso de fontes radioativas ou equipamentos emissores de raios X.

PLANO DE DESCONTAMINAÇÃO

O Plano de Descontaminação estabelece os procedimentos técnicos e administrativos a serem aplicados para remover ou reduzir a contaminação radioativa aos níveis aceitáveis definidos pela CNEN.

A descontaminação deve ser realizada sempre que houver indícios de vazamento de material radioativo de fontes seladas ou não seladas em situações de acidentes ou emergência ou durante o processo de descomissionamento de instalações radioativas onde  exista a possibilidade de contaminação de pessoas, materiais, meios ou locais.

ISENÇÃO DA PRÁTICA

Isenção da prática é um ato regulatório concedido pela CNEN que dispensa a aplicação de requisitos de proteção radiológica a uma prática ou fonte de radiação associada a essa prática, em função dos baixos riscos radiológicos.

Oferecemos assessoria às instalações que tenham interesse em dispensa de controle regulatório, com base no atendimento aos critérios de isenção estabelecidos pela CNEN.

A assessoria inclui emissão de Laudo Técnico por Supervisor de Radioproteção credenciado e acompanhamento do processo de isenção dos requisitos de proteção radiológica desejados.

RETIRADA DE OPERAÇÃO

O processo de retirada de operação deve ser iniciado na CNEN por todas as instalações radioativas que não tenham mais interesse em continuar fazendo uso de fontes de radiação em suas dependências.

A assessoria compreende a elaboração do Plano de Descomissionamento junto a CNEN, orientação quanto ao destino a ser dado às fontes de radiação, registros e arquivos a serem mantidos pela direção da instalação, procedimentos técnicos e administrativos para garantir a descontaminação, caso necessário.

AUTORIZAÇÃO PARA MODIFICAÇÃO

A modificação de qualquer estrutura, sistema ou componente que envolva a segurança radiológica em uma instalação radiativa deve ser primeiramente notificada e autorizada pela CNEN para posterior efetivação.

A assessoria que prestamos compreende a elaboração da documentação relativa à modificação desejada, solicitação de autorização junto a CNEN, obtenção da aprovação e acompanhamento da efetivação.

AUTORIZAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL RADIOATIVO

A autorização para aquisição de fontes de radiação deve ser solicitada à CNEN por instalações que possuam como pré-requisito a autorização de operação.

Oferecemos assessoria para a elaboração do pedido de aquisição, documentação referente à previsão de utilização, especificação dos locais de armazenamento, encaminhamento das fontes fora de uso, especialmente aquelas consideradas como rejeito radioativo.

LICENÇA PARA IMPORTAÇÃO DE FONTES RADIOATIVAS

Oferecemos assessoria técnica para importação de fontes de radiação utilizadas em instalações que operam com Medidores Nucleares. Esta assessoria compreende uma revisão completa no Plano de Radioproteção, verificação dos locais para colocação das fontes e elaboração da solicitação de licença de importação para materiais radioativos ou equipamento gerador de radiação junto à CNEN, bem como o envio dos das informações e dados necessários ao SISCOMEX.

PLANO DE RADIOPROTEÇÃO

O Plano de Radioproteção é o documento exigido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN para fins de licenciamento da instalação, onde devem estar estabelecidas todas as medidas e diretrizes de proteção radiológica a serem implantadas na instalação através do serviço de Radioproteção.

A assessoria oferecida pela MS contempla o planejamento, elaboração, execução e constante revisão do Plano de Radioproteção, buscando atender os interesses e representar nossos clientes perante a CNEN.

AUDITORIA TÉCNICA EM RADIOPROTEÇÃO

O Serviço de Radioproteção deve ser auditado periodicamente para fins de manutenção preventia e, se necessário, corretiva quanto ao cumprimento do plano de Radioproteção.

Oferecemos assessoria para desenvolver e implementar o processo de auditoria do Serviço de Radioproteção através das visitas técnicas de supervisores credenciados pela CNEN; nossos profissionais podem atuar como auditores externos, verificando o controle dos trabalhadores ocupacionalmente expostos, controle das áreas da instalação, controle das fontes e dos possíveis rejeitos radioativos, controle dos equipamentos de monitoração, verificação dos registros de treinamentos e demais atividades pertinentes. Ao final do processo podemos emitir um laudo técnico de auditoria com as respectivas considerações e/ou recomendações ao Serviço de Radioproteção.

PLANO DE TRANSPORTE DE MATERIAL RADIOATIVO

O Plano de Transporte de Material Radioativo é o documento que descreve todas as operações a serem realizadas e as condições associadas ou envolvidas na movimentação de material radioativo em condições normais ou em caso de acidentes previsíveis de transporte.

A assessoria oferecida compreende a elaboração do plano de transporte aos clientes interessados na aquisição, transferência, venda ou devolução de material radioativo.

CÁLCULO DE BLINDAGEM

O cálculo de blindagem é oferecido aos clientes que necessitam comprovar perante a CNEN adequação da blindagem dos locais onde serão armazenados e manipulados  materiais radioativos, adequação da blindagem das paredes em áreas controladas, para comprovar a classificação das regiões circunvizinhas ou adequação da blindagem de bunkers utilizados para irradiação. Os materiais apropriados assim como as espessuras necessárias são apresentados em forma de Relatório Técnico assinado por um supervisor de radioproteção credenciado pela CNEN.

ENSAIO DE FUGA " WIPE TEST"

O ensaio de fuga  para fontes radioativas, também conhecido como teste do esfregaço (wipe test), deve ser realizado periodicamente, para averiguar as condições de integridade e conservação do encapsulamento das fontes, que se encontram em estado sólido lou líquido.

O teste é realizado por um Supervisor de Radioproteção credenciado pela CNEN que emitirá um Laudo Técnico sobre as condições de encapsulamento das fontes radioativas testadas, acompanhado de um certificado, emitido por laboratório credenciado.

ENSAIO DE FUGA EM EQUIPAMENTOS EMISSORES DE RAIOS X

O ensaio de fuga em equipamentos emissores de raios X deve ser realizado periodicamente, a critério da CNEN, para verificação das condições de blindagem de radiação de fuga do envólucro que contém o tubo emissor de radiação.

O teste é realizado por um Supervisor de Radiopreteção credenciado pela CNEN, que após a execução das medidas, utilizando equipamento adequado, emite um Laudo Técnico confirmando as condições de blindagem.

A M. S. Medical é uma empresa estabelecida há mais de 18 anos na região de Ribeirão Preto, nordeste do estado de São Paulo, fundada com o objetivo de prestar assessoria técnica aos usuários e fabricantes de equipamentos de imagem médica.

  

   (16) 3627-2636
   contato@msmedical.com.br